terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PLANILHA PARA CALCULAR OS CUSTOS DE UM BOLO

Muita gente tem essa dificuldade em "como calcular os custos" seja de um bolo, seja o custo de um recheio, de um cento de brigadeiro, ou qualquer custo a ser cobrado pelo seu trabalho.

Hoje estou dividindo com vocês a minha tabela pessoal de custos, uma tabela que eu criei em cima de produtos que eu utilizo para fazer meus bolos.

PESOS E CÁLCULOS

Para ajudar vocês, CLIQUE AQUI e confira uma tabela mostrando vários pesos e medidas de confeitaria, essa tabela pode ajudar vocês principalmente a saber quantas gramas tem uma colher de farinha de trigo, quantas gramas tem uma colher de açúcar, ou até mesmo, quantas gramas tem um copo de fubá. Vale muito a pena dar uma olhada e saber como preencher a planilha!!!


A PLANILHA


A tabela é muito simples e pode ser toda alterada conforme vocês achem necessário. Eu fiz um básico conforme os materiais que eu utilizo. Se quiserem mudar uma linha, trocar um produto por outro, podem fazer isso, apenas não façam nenhuma alteração na aba "Valor utilizado", pois ela possui fórmulas que fazem o produto ser somado ao final.


Como preencher a planilha???


Abaixo Exemplo campo Custos


Aba: "Unidade e aba  Medida"

Nesses dois campos, preenchi conforme quantidade de ml, gr ou unidades do produto, ou seja, se eu comprei uma caixinha de leite, eu sei que na caixinha vem 1 litro, ou 1000 ml, dessa maneira eu preencho a planilha conforme fique melhor para meu controle (se eu quero por ml ou se eu quero por unidade ou grama).

Aba: "Custo Embalagem"
Nesse campo, coloquem o valor que vocês pagam pela quantidade correspondente do produto, um exemplo: No campo Açúcar de confeiteiro, eu pago R$8,50 na embalagem, então nesse campo eu colocarei o valor da embalagem toda, outro exemplo, Abacaxi, aqui eu pago R$ 3,50 em cada abacaxi, ou seja, nesse campo eu colocarei R$3,50, no entanto, existem itens que eu pago por quantidade, ou seja, a cenoura eu paguei R$ 4,79 por 6 unidades, por esse motivo eu preencho com o valor que eu paguei nas 6 unidades.

Aba: "Quantidade utilizada"

Essa é a principal aba da planilha, é onde eu vou colocar exatamente a quantidade de produto que eu utilizei, ou seja, se eu utilizei 250 gramas de farinha de trigo, eu vou preencher com 250 , outro exemplo: se eu utilizei 2 cenouras eu coloco 2. (lembrando que esse preenchimento tem que ser conforme eu preenchi na aba "unidade e na aba medida", pois não adianta eu preencher nas duas abas em gramas e depois na aba "Quantidade" eu preencher como unidades).


Aba: "Valor utilizado"

Esse campo será preenchido sozinho conforme você preencha os outros campos.



Abaixo Exemplo campo Material


Aba: "Material"

Nesse campo existem vários itens de materiais que utilizamos tanto para embalar, para conservar, confeitar, para etiquetar, ou seja, também pode ser personalizado conforme sua necessidade e conforme explicado nas abas acima.


Abaixo Exemplo Campo Custo


Campo Custo

Essas abas não deverão ser alteradas, elas já possuem regras, conforme vocês vão preenchendo as quantidades utilizadas dos produtos, esses campos serão preenchidos automaticamente. É um campo muito útil pra vocês saberem quanto vocês gastam de água, de luz, quanto gastamos de gás, detergente, ou seja, custos extras.



Abaixo Exemplo Campo Preço de Venda (em azul).


Aba Preço de venda

Essa é a melhor de todas as abas, é a aba que nos informa exatamente o valor que devemos cobrar pelo nosso produto, ela é a soma de todos os gastos, todo nosso trabalho, todo tempo que gastamos confeitando e todo material extra que utilizamos. Esse valor é preenchido sozinho conforme você adicione a quantidade nas abas acima conforme indicado.

Obs. Essa aba pode ser alterada, no caso da fórmula que está nela, o trabalho e custo de vocês está multiplicado por 2x ( esse valor corresponde ao dobro do valor gasto, essa soma é a utilizada na maioria dos lugares), caso achem que o valor está muito barato ou muito caro, vocês podem multiplicar por mais ou por menos, basta clicar sobre o valor e  alterar o "2" por um valor maior ou menor (pode ser 1 ou 3 ou 4 ou o valor que desejar). Por exemplo, se eu quiser por 3 vezes a mais do que eu gastei, a formula ficará como G66*3.




Abaixo Exemplo Campo Valor da Hora.

Aba Preço de venda
Essa aba não deve ser alterada, ela já está preenchida de forma a calcular o valor do tempo que levamos para trabalhar e limpar tudo.

7 comentários:

  1. Amigo, obrigado por compartilhar essa planilha pra nós. Precisei fazer adaptações, mas de resto, a estrutura foi bem feita.

    ResponderExcluir
  2. Tem que pagar pra baixar essa planilha??

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o valor mão de obra, achei muito barato.Porque deu só R$0,06?

    ResponderExcluir
  4. ola...tem que paga para baixa esta planilha??

    ResponderExcluir
  5. Como faço o cálculo de gramas utilizado?! Ou ml ou colher ?!

    ResponderExcluir